Como gerir os pensamentos negativos?

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Imagina que um pensamento é como alguém que te vem tocar no ombro e transmitir-te determinada informação.
Sempre que alguém vem dizer-te alguma coisa significa que isso é verdade? Não!

Da mesma forma, os pensamentos também não são necessariamente verdades! Funcionam mais como opiniões alheias. Ou seja, os pensamentos não são quem nós somos.

“Não vales nada”, “És sempre a mesma coisa”, “Não vais conseguir”, “Não és suficiente”… e outros pensamentos que te fazem sentir pior, mais angustiada, instável e confusa… é como se fossem pessoas negativas que te vêm dizer coisas desnecessárias e falsas.

Então… o que fazer?

Antes de mais, é importante compreenderes que existem 𝟑 𝐅𝐎𝐑𝐌𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐋𝐈𝐃𝐀𝐑𝐄𝐒 𝐂𝐎𝐌 𝐎𝐒 𝐏𝐄𝐍𝐒𝐀𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎𝐒:

𝟏 – 𝐀𝐥𝐢𝐦𝐞𝐧𝐭𝐚𝐫 𝐚 𝐜𝐨𝐧𝐯𝐞𝐫𝐬𝐚 𝐜𝐨𝐦 𝐨𝐬 𝐩𝐞𝐧𝐬𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨𝐬: Ao surgirem pensamentos negativos, envolves-te: “Pois é! Sou mesmo uma porcaria”, “Se calhar não devia nem tentar”, “De facto, eu de certeza que não consigo!” – neste caso, estás a encarar os pensamentos como verdades absolutas, e estás a alimentar um diálogo cada vez mais intenso com eles.

𝟐 – 𝐍𝐞𝐠𝐚𝐫 𝐨𝐬 𝐩𝐞𝐧𝐬𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨𝐬: Neste caso, quando notas que surgem pensamentos negativos, procuras reprimi-los, negar a sua existência.”Não, eu não estou a pensar em nada!”, “Eu não tenho pensamentos maus, porque eu sou muito positiva!!”Então, experimenta não pensar num elefante cor-de-rosa. É difícil, não é?Porque quanto mais reprimes/negas algo, mais o intensificas.

𝟑 – 𝐑𝐞𝐜𝐨𝐧𝐡𝐞𝐜𝐞𝐫 𝐨𝐬 𝐩𝐞𝐧𝐬𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨𝐬:Reconheces a presença dos pensamentos, sem no entanto te envolveres com eles.Ao notares o pensamento, transmites “Obrigada pela tua opinião!”, sem lutas, sem grande envolvência. Apenas notando a visita do pensamento, e voltando depois a focares-te novamente no momento presente.

Claro que vamos dar por nós, muitas vezes, já a alimentar a conversa com algum pensamento negativo. Se assim for, quando dermos por isso, sem nos julgarmos, procuramos aplicar a opção 3:

“Ahh! Já te vi!”, “Obrigada pela tua opinão”, lembrando-nos que um pensamento é apenas uma opinião alheia, não uma verdade!

Espero que tenhas gostado.

Até à próxima publicação,

Sílvia

❤️

Imagem: Woman photo created by cookie_studio – www.freepik.com

Deixa o teu comentário

Sobre Mim

O meu nome é Sílvia Xará. Após trabalhar com diferentes tipos de público e contextos, enquanto psicóloga clínica, e de frequentar várias formações na área do desenvolvimento pessoal, foi nas feridas da minha própria história que descobri a minha paixão e missão de vida.

O meu propósito é, assim, ajudar mulheres a (re)descobrirem o seu amor próprio, a cuidarem das suas emoções e a conectarem-se com o seu Feminino.

Posts mais recentes

Segue-me no Facebook

Os meus serviços