Costumamos ouvir que “um olhar vale mais que mil palavras”, e já reparaste como é íntimo e vulnerável olhar nos olhos de alguém?
É um movimento que nos aproxima e nos conecta à outra pessoa, de uma forma intensa e especial.
Também já deves ter reparado que, na correria do dia-a-dia, olhamo-nos ao espelho para verificar se o cabelo está arranjado, se a roupa assenta bem, se a cara e os dentes estão bem lavados mas… não olhamos realmente para NÓS.
A pessoa com quem estamos mais tempo (nós mesmas) e que deveríamos realmente priorizar é a pessoa para quem menos olhamos, com quem menos nos conectamos.
Experimenta, durante alguns momentos, olhares-te no espelho, nos olhos. Pode parecer um pouco estranho no início, mas tenta.
Repara em como estás a olhar para alguém que já ultrapassou desafios que nunca imaginou ultrapassar, alguém que já fez muito por si e pelos outros, alguém que está a fazer o melhor que consegue a cada momento, alguém que já caiu e se levantou, alguém que já chorou, gritou, esperneou e mesmo assim nunca desistiu de ser feliz, alguém que já tentou e voltou a tentar até conseguir, alguém que é amada por outras pessoas e que se pode amar a si mesma cada vez mais.
Esta pessoa, que és tu, merece todo o teu respeito, admiração e amor. Merece ser olhada.
Por isso, lanço-te o desafio: a partir de hoje, procura dedicar alguns minutos do teu dia para simplesmente te olhares: descobre coisas no teu corpo que ainda não tinhas reparado, sorri para ti mesma, acaricia-te e diz coisas bonitas a ti mesma enquanto te olhas, e repara como isso te faz sentir.
Até breve <3
Sílvia Xara